|  Bem Vindo,  visitante! [ Cadastre-se | Entrar ]  rss

Museu de Rio das Ostras

| Pontos Turísticos | 3 de julho de 2013

Sitio arqueológico - Museu  - Rio das Ostras

Museu Sambaqui – Inaugurado em 1997, em convênio com o IAB- Instituto de Arqueologia Brasileira.

O  Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba é o único museu “in situ” do Brasil, com exposição permanente de artefatos, material lítico, esqueletos, organizado didaticamente para visitação, pesquisa e turismo cultural da cidade.

O museu é considerado um Patrimônio Cultural do Município, consta no Guia de Museus e Centros Culturais- publicação do IPHAN e DEMU e faz parte do roteiro turístico histórico cultural de Rio das Ostras, recebendo mensalmente visitas programadas de estudantes, pesquisadores, professores e turistas. 
O Museu Sambaqui da Tarioba fica na Casa de Cultura Bento Costa Júnior.A Casa de Cultura Bento Costa Júnior é considerada importante por ter sido cenário de parte da história da cidade que segundo depoimentos de antigos moradores da cidade foi no final do século XIX, um galpão e depois um armazém onde os pescadores guardavam peixes e apetrechos de pesca, servindo também para depósito de sal. Somente nos meados de 1940, o imóvel passa a ser residência do médico, Dr. Bento Costa Jr.

Casa de Cultura e relações com a comunidade

Além das questões que envolvem memória, história e patrimônio da cidade, é possível perceber a preocupação social da Casa de Cultura, que oferece diversos cursos e palestras para a comunidade. São cursos de pintura, contação de histórias, música etc. Os trabalhos produzidos pelos alunos que freqüentam os cursos oferecidos na instituição são valorizados e alguns deles ganham destaque nas exposições organizadas nos cômodos da casa.

Além desses cursos, são realizadas também palestras sobre os mais variados temas sendo, um dos principais, a história da criação do museu de sambaqui, a explicação da importância de preservá-lo, esclarecimentos acerca da arqueologia, sobretudo na região. São momentos importantes de interação entre a Casa de Cultura, a comunidade e o público do museu, que podem ser moradores, estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, professores, pesquisadores, turistas e qualquer grupo que se interessar por conhecer um pouco mais a história da cidade, a Casa, os cursos e o Museu de Arqueologia.

Fonte:  turiostras.blogspot.com.br/

Galeria de Imagens:

2   Pessoas gostaram disso !
Museu de Rio das Ostras 5.00/5 (100.00%) 1 voto
qrCode
  • Sitio arqueológico - Museu  - Rio das Ostras
  • Sitio arqueológico - Museu  - Rio das Ostras
  • Sitio arqueológico - Museu  - Rio das Ostras
  • Sitio arqueológico - Museu  - Rio das Ostras
  • sitio-arqueologico-rio-das-ostras-123

Deixe seu Comentário

Curta nossa página no Facebook

Apenas clique em curtir e nos ajude
a manter o site de nossa Cidade.
Agradecemos de coração !